Trabalhadores das montadoras Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford, e de algumas autopeças participaram de um protesto (foto) ontem em repúdio às demissões no setor anunciadas na semana passada. Eles fizeram na Via Anchieta, que liga São Bernardo do Campo à Baixada Santista (SP), e chegaram a interromper todo o trânsito por pelo menos meia hora.
Segundo a Polícia Rodoviária, o protesto reuniu cerca de 11 mil trabalhadores. O sindicato fala em 20 mil. Na Mercedes, trabalhadores fizeram greve de um dia na semana passada e ontem, após o protesto, o pessoal do primeiro turno não voltou ao trabalho. Funcionários da Ford que participaram do ato em apoio aos demitidos também não voltaram à fábrica e a produção ficou parada.
Os 13 mil trabalhadores da Volkswagen completam hoje uma semana de greve. A empresa, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, alega ter 2,1 mil funcionários excedentes e pode fazer novos cortes. O presidente do sindicato, Rafael Marques, deve se reunir hoje com representantes do Ministério do Trabalho para discutir uma saída para as demissões.