De acordo com os especialistas em comércio eletrônico Pedro Guasti, da E-bit, e Sandro Ramos, da curitibana inMídia Web, alguns cuidados básicos precisam ser tomados pelos empresários que desejam vender pela internet. Se esses passos não forem seguidos, corre-se o risco de montar um site inútil ou, pior ainda, de frustrar possíveis consumidores. "Cerca de 60% dos clientes que atendo já investiram na web e perderam dinheiro", aponta Ramos. Seguem algumas dicas:
- Preparar o estoque. Deixar no ar produtos não disponíveis na empresa é um dos erros mais básicos do e-commerce.
- Planejar a logística. O e-comerciante deve montar muito bem a operação de entrega. Atrasos ou falhas no processo frustram o cliente e "queima" a operação.
- Aproveitar as lojas físicas para divulgar os serviços online. A loja virtual pode ganhar visitantes a partir do cruzamento de seu banco de dados com o cadastro de clientes dos estabelecimentos.
- Publicidade. Toda e qualquer ação de marketing da empresa deve mencionar sua atuação na web.
- Manutenção do site. Uma equipe terceirizada ou interna que entenda de vendas e de TI tem boas chances de manter um bom endereço eletrônico. Um deslize fatal é não destacar pessoas para cuidar especificamente do e-commerce. (JPP)
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