Para implantar um programa de gestão por competências, a empresa deve seguir pelo menos cinco passos:

CARREGANDO :)

1.º – A missão da empresa deve estar claramente definida em seu planejamento estratégico, para que sejam estabelecidas as competências conceituais, humanas e técnicas necessárias para tanto.

2.º – A partir daí, a empresa faz um mapeamento das funções existentes em seu quadro de pessoal. Cada cargo ganha uma pontuação, de acordo com o grau de especialização que possui, o que dá origem a uma tabela com a faixa salarial do profissional, inclusive de acordo com o que o mercado paga.

Publicidade

3.º – Depois, a companhia verifica quais competências seus empregados apresentam. Desta forma, é possível identificar em que campo as pessoas estão bem e onde elas têm lacunas de conhecimento.

4.º – Passada esta fase, a empresa consegue implantar treinamentos específicos para desenvolver seus funcionários, a fim de eliminar suas falhas de conhecimento. Conhecendo suas lacunas, os empregados também podem buscar atualização sozinhos.

5.º – Com avaliações anuais, a empresa mantém o programa em andamento e vê como está a evolução de seus empregados. Os que conseguirem diminuir suas falhas são recompensados com aumento no salário, se ganharem os pontos necessários para atingir determinada posição na tabela de funções.