Para implantar um programa de gestão por competências, a empresa deve seguir pelo menos cinco passos:
1.º A missão da empresa deve estar claramente definida em seu planejamento estratégico, para que sejam estabelecidas as competências conceituais, humanas e técnicas necessárias para tanto.
2.º A partir daí, a empresa faz um mapeamento das funções existentes em seu quadro de pessoal. Cada cargo ganha uma pontuação, de acordo com o grau de especialização que possui, o que dá origem a uma tabela com a faixa salarial do profissional, inclusive de acordo com o que o mercado paga.
3.º Depois, a companhia verifica quais competências seus empregados apresentam. Desta forma, é possível identificar em que campo as pessoas estão bem e onde elas têm lacunas de conhecimento.
4.º Passada esta fase, a empresa consegue implantar treinamentos específicos para desenvolver seus funcionários, a fim de eliminar suas falhas de conhecimento. Conhecendo suas lacunas, os empregados também podem buscar atualização sozinhos.
5.º Com avaliações anuais, a empresa mantém o programa em andamento e vê como está a evolução de seus empregados. Os que conseguirem diminuir suas falhas são recompensados com aumento no salário, se ganharem os pontos necessários para atingir determinada posição na tabela de funções.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast