Fachada do shopping sem os tapumes. Será que agora vai?| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Após atrasos e adiamentos, o Grupo Soifer anunciou ontem uma nova data oficial para a inauguração do Pátio Batel, em Curitiba. O shopping, localizado no bairro Batel, deve abrir no dia 10 de setembro. A abertura será exatamente um ano depois da primeira previsão de inauguração, inicialmente marcada para setembro de 2012.

CARREGANDO :)

Esta é a quinta vez que o Grupo Soifer remarca da data de abertura do centro. O empreendimento deveria ter terminado em setembro de 2012. A data foi transferida para março deste ano; depois para 25 de abril; e, finalmente, 28 de maio, sob justificativas de escassez de mão de obra.

No último dia 24 de junho, os empreendedores receberam da Prefeitura de Curitiba uma extensa lista de medidas compensatórias e adequações urbanas e viárias necessárias para a inauguração. De acordo com a assessoria de imprensa do grupo, até setembro estão previstas as obras que constam na primeira etapa do cronograma do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), definido pela prefeitura.

Publicidade

Polêmica

Em junho, o grupo foi alvo de uma polêmica envolvendo a derrubada de árvores da Casa Gomm, residência centenária tombada pelo Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Cepha). As obras visavam amenizar o impacto do trânsito da região. Moradores se articularam para evitar o desmatamento. Poucos dias depois, a Justiça decidiu, em caráter liminar, proibir o grupo Soifer de realizar qualquer intervenção no bosque da Casa Gomm. O processo não teve nenhuma movimentação desde então.

Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, o TAC foi atualizado e o item em que constava a derrubada de árvores foi retirado, uma vez que o grupo fará os acessos sem interferência às árvores e à Casa Gomm.

Shopping

Com custo estimado em R$ 280 milhões, o Pátio Batel, segundo seus idealizadores, se baseia no conceito de uma nova experiência de consumo, com diversidade e universalidade de opções. No total, são cerca de 200 espaços comerciais distribuídos em quatro pisos, além de cinco pisos de estacionamento com 2.300 vagas cobertas. Para operar o empreendimento, o Pátio Batel vai contar com 500 empregos diretos e a estimativa de outros 2.500 indiretos com seus lojistas.

Publicidade