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Paulista Tecnisa inicia expansão pelo Paraná

Curitiba foi a cidade escolhida pela tradicional construtora paulista Tecnisa para o pontapé inicial do seu projeto de expansão. Há 30 anos no mercado, a incorporadora atuava até então apenas na terra-natal. O primeiro empreendimento na capital paranaense deverá ser lançado no segundo semestre deste ano e será construído em um terreno de 4,5 mil metros quadrados no Champagnat, avaliado em R$ 17 milhões. O interesse de "forasteiras" no mercado paranaense não é novidade. No fim do ano passado, outras duas grandes empresas do setor, Gafisa e Rossi Residencial, chegaram ao mercado por meio de parcerias locais, com Casteval e Thá, respectivamente.

De acordo com a Tecnisa, o empreendimento tem Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 78 milhões e é destinado ao segmento de alto-padrão. O interesse pela cidade, segundo a diretora financeira da construtora, Andrea Ruschmann, foi motivado pelo seu crescimento econômico sustentável e pela renda per capita elevada da população.

Empresa de capital aberto, a Tecnisa estreou no Novo Mercado da Bovespa em fevereiro deste ano. São justamente os recursos captados na emissão primária de ações – aproximadamente R$ 590 milhões – que estão sendo utilizados nos projetos de expansão da construtora. Em 2006, a empresa registrou lucro líquido de R$ 35,8 milhões, um crescimento de cerca de 40% em relação ao ano anterior.

Experiência

Quem seguiu o mesmo caminho e apostou no Paraná para expandir sua atuação se diz satisfeito com os resultados alcançados. "O saldo é muito positivo, tanto que estamos partindo para mais dois empreendimentos em Curitiba", diz o diretor de novos negócios da Gafisa, Antônio Ferreira.

A construtora paulistana chegou ao Paraná em outubro de 2006 por meio de uma parceria com a paranaense Casteval.

O residencial Ville Du Soleil, voltado ao público de alto-padrão, foi o primeiro empreendimento da construtora em Curitiba. "Sabíamos, por pesquisas, que a cidade tem como particularidade um ritmo mais cadenciado de vendas. Diante disso, estamos satisfeitos com os resultados desse primeiro negócio até agora." Na época do lançamento, a Gafisa esperava um retorno em vendas de cerca de R$ 27 milhões com o residencial.

O diretor da regional Sul da Rossi Residencial, Rodrigo Martins, diz que o mercado correspondeu às expectativas da construtora, que chegou ao estado por meio de uma joint venture com o grupo paranaense Thá. "O mercado de Curitiba tem um grande potencial mas é diferente dos demais. Estamos, com a ajuda da Thá, aprendendo muito sobre ele ainda."

A joint venture lançou três empreendimentos no segundo semestre de 2006. Para 2007 estão previstos outros quatro lançamentos na capital, que totalizam um investimento de cerca de R$ 100 milhões. "Estamos estudando também oportunidades em outras cidades. Certamente a nossa atuação não vai se limitar à capital", diz o diretor, sem revelar detalhes. (CS)

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