- Com a ajuda de deputados de partidos de oposição, a PEC dos Precatórios passou na Câmara dos Deputados
*) A oficialização de um calote ou a forma de atender aos brasileiros mais desfavorecidos? Ou as duas coisas?
A polêmica PEC dos Precatórios foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados na madrugada de quinta-feira (4). O texto-base passou “raspando” - 312 votos, apenas quatro a mais do que o mínimo necessário.
A PEC, Proposta de Emenda Constitucional, adia o pagamento de boa parte das dívidas judiciais que vencem em 2022 e nos anos seguintes. Com os recursos, o governo diz que vai conseguir viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil, sucessor do Bolsa Família, e de outras despesas do governo.
PEC dos Precatórios contou com votos de partidos da oposição
Principal aposta do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para viabilizar o programa social, a aprovação da PEC teve a ajuda decisiva de partidos de oposição e de legendas com pré-candidatos a presidente críticos do governo. É o caso, por exemplo, do PDT, PSB, PSDB e Podemos.
Para falar sobre o que representa a PEC e explicar as polêmicas da votação, a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos é a Isabelle Barone, repórter de Economia da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.