Parte da rodovia BR-277 entre Paranaguá e Curitiba está sendo bloqueada desde ontem para o transporte de três peças gigantes, que serão levadas até a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Mais de 300 pessoas estão envolvidas no transporte dos equipamentos, que pesam 156, 214 e 262 toneladas e cerca de nove metros de altura cada uma. Em alguns pontos, fios de eletricidade precisaram ser levantados para que as carretas passassem.
Hoje os caminhões, que trafegam a uma velocidade de 5 quilômetros por hora, devem fazer o trajeto de Morretes até São José dos Pinhais. A chegada a Araucária está prevista para ocorrer amanhã.
Segundo a Ecovia concessionária que administra o trecho a via foi interditada ontem, às 15h30, entre o km 0 e o km 12 porque as carretas tiveram de trafegar na contramão. Segundo o coordenador de tráfego da empresa, Marcelo Belão, há sinalização especial da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal informando os motoristas sobre a operação e sobre alterações no tráfego.