O Indicador de Falências e Recuperações, divulgado nesta sexta-feira, 4, pela Serasa Experian, mostra que foram feitos 156 pedidos de falência em todo o País em setembro contra 149 em agosto. Do total de pedidos no mês passado, 88 foram feitos por micro e pequenas empresas, 46, por médias e 22, por grandes. Em setembro de 2012, o número foi de 135 pedidos.
O total de recuperações judiciais requeridas subiu de 71 em agosto para 75 no mês passado e também avançou ante setembro de 2012, quando foram contabilizados 57 pedidos. As micro e pequenas empresas lideraram os pedidos de recuperação judicial (45), seguidos pelas médias empresas (20) e pelas grandes (10).
Para os economistas da Serasa Experian, "a alta do dólar verificada entre junho e agosto deste ano, o enfraquecimento da atividade econômica observada ao longo do terceiro trimestre de 2013 e a continuidade da elevação das taxas de juros impuseram maiores dificuldades financeiras às empresas, produzindo elevação nos pedidos de falências".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast