A Airbus conquistou 747 pedidos líquidos (encomendas de aeronaves) ao longo de 2018, em comparação com 1.109 pedidos líquidos em 2017, segundo comunicado distribuído à imprensa. Já a Boeing registrou 893 encomendas no ano passado, ultrapassando a fabricante europeia. É a primeira vez, desde 2012, que a Boeing ultrapassa a Airbus e a sétima vez que a empresa norte-americana se mantém como a maior fabricantes de aviões do mundo, segundo a agência de notícias Reuters.
Já em relação às entregas, a Airbus cresceu 11%, com a entrega de 800 aeronaves comerciais a 93 clientes em 2018. A empresa diminuiu a distância para a Boeing nesse quesito, mas não conseguiu ultrapassar a fabricante norte-americana, que entregou 806 aviões. Destes, 580 foram jato 8 Ainda que a Boeing não tenha atingido a meta estabelecida, de 810 a 815 aviões, ambas as companhias atingiram números recordes em 2018.
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“Apesar de grandes desafios operacionais, a Airbus deu continuidade ao aumento de sua produção e entregou um número recorde de aeronaves em 2018. Parabenizo nossas equipes do mundo todo que trabalharam até o final do ano para cumprir nossos compromissos”, disse Guillaume Faury, presidente da Airbus Commercial Aircraft, em texto para a imprensa. “Fico igualmente satisfeito com o volume positivo de pedidos recebidos, pois isso demonstra a força do mercado de aeronaves comerciais em geral, além de como nossos clientes confiam em nossa empresa. Envio meus agradecimentos a todos eles por seu apoio contínuo”, complementou ele.
De forma geral, o ritmo de produção de aviões pela indústria aeroespacial tem aumentado e cresceu 8% em seis anos, de acordo com a Reuters, o que tem exigido das duas fabricantes gigantescas um esforço em relação a cadeia de fornecedoras e alianças estratégicas nos diversos segmentos em que elas atuam.
A criação de uma joint venture entre Boeing e Embraer é parte dessas estratégias. Pelo acordo, os americanos terão 80% e os brasileiros, 20% d anova empresa. Uma segunda joint-venture, desta vez com 51% de participação da Embraer e 49% da Boeing, na área de defesa também está em negociação, com foco na produção do avião militar multiuso KC-390.
A Airbus deve divulgar seus resultados financeiros referentes a 2018 no dia 14 de fevereiro de 2019. A Boeing fará o mesmo no dia 30 de janeiro.