Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recuo

Pela primeira vez, projeção para o PIB cai para menos de 1%

Economistas do mercado financeiro reduziram pela oitava semana consecutiva a previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano. A mediana das projeções do boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, indica aumento de apenas 0,97% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) em 2014. Já a expectativa para o ano que vem está estável há três semanas, em 1,5%.

Para os analistas ouvidos pelo BC, a produção industrial - único indicador que compõe o PIB citado na pesquisa - deve encerrar o ano com retração de 1,15%. Na semana passada, a mediana das projeções era de queda de 0,9%.

Em relação à inflação, os analistas estão mais otimistas. Segundo o relatório destas segunda, eles esperam que o IPCA, índice que meda a alta de preços oficial no país, feche o ano em 6,44%, patamar menor que os 6,48% indicados na semana passada, mas ainda próximo ao teto da meta do governo, que é de 6,5%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.