A PepsiCo confirmou nesta quinta-feira (10) a compra da fabricante de biscoitos Mabel, com sede em Goiás. O valor da aquisição não foi divulgado, mas, segundo pessoas que acompanham as negociações, deve ultrapassar dos R$ 800 milhões. O acordo inclui as cinco fábricas de biscoito, que empregam 3,4 mil pessoas, e a concessão total da marca Mabel.
"Vimos uma complementariedade muito interessante do ponto de vista geográfico. A parte de alimentos da PepsiCo tem distribuição forte em São Paulo, Rio de Janeiro e na região Sul, porém temos muita oportunidade de crescimento no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde a Mabel está mais estabelecida", disse Olivier Weber, presidente da PepsiCo Alimentos para América do Sul, Caribe e América Central.
Weber disse que compra da Mabel é a chance da empresa entrar no segmento de biscoitos mais amplo, já que a fabricante de biscoitos detém 7% do mercado. Antes da aquisição, multinacional já estava presente nas de biscoitos com as marcas Equilibris e Quaker de produtos mais voltados a consumidores de alta renda.
O presidente do Conselho do Grupo Mabel e deputado federal, Sandro Scodro, também conhecido como Sandro Mabel, disse que a fabricante de biscoito vinha sendo assediada com propostas de compra há anos. Nos últimos três meses, disse, nove companhias disputavam a compra da Mabel.
"Há dez dias a PepsiCo tomou a frente nesse processo e ofereceu uma proposta que consideramos positiva, porque vai elevar a marca Mabel a outro patamar", afirmou.
A fabricante de biscoitos teve um faturamento líquido de R$ 426,7 milhões no ano passado e respondeu por cerca de 60% do total do faturamento do Grupo Mabel (que agora deve mudar de nome). O restante do faturamento do grupo vem dos negócios de macarrão, sucos e refrigerantes, com a GSA e da fabricante de embalagens Cepel.
"Queremos continuar no negócio de alimentos e já estamos analisando possíveis aquisições", disse Scodro.
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