O vencedor do IV Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita do Soja perdeu apenas 4,07 quilos do grão por hectare a média nacional é de 110 quilos/ha. O nome do ganhador será revelado hoje à noite, na abertura da 12.ª Festa da Colheita da Soja, no Centro de Tradições Gaúchas Rincão Verde, em Maringá. Entre as operações avaliadas, a perda média verificada foi de 30,42 quilos/ha.
Os 30 primeiros classificados tiveram perda média de 10,72 quilos/ha. Dados apurados pela Embrapa-Soja revelam que no Brasil a média na safra 2005/2006 foi de 110 quilos/ha e no Paraná 58 quilos/ha.
Participaram do concurso 183 operadores, que respondem por uma área de 190 mil hectares cultivados na Região Noroeste. Eles são proprietários e trabalhadores rurais de Maringá, Sarandi, Marialva, Paiçandu, Dr. Camargo, Ivatuba, Floresta, Itambé, Mandaguaçu, Ourizona, Ângulo e Iguaraçu. O concurso é realizado desde 1996. As máquinas são de todas as marcas existentes no mercado algumas tem mais de 25 anos.
Na comparação com a perda média do Paraná nesta safra, que foi de 58 quilos/ha, os 183 operadores participantes do concurso evitaram um desperdício equivalente a 24,4 mil sacas de soja.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast