A brasileira Perdigão anunciou, nesta terça-feira, a compra da holandesa Plusfood por 30 milhões de euros (US$ 22 milhões), numa operação que representa a primeira incursão no mercado de alimentos europeus.
A Plusfood fabrica produtos processados a base de carne de aves e bovinos e é dona das marcas "Fribo", para hambúrgueres, e "Friki", para produtos à base de carne de aves, que, segundo o acordo anunciado nesta terça-feira, continuarão sendo utilizadas pela Perdigão pelos próximos cinco anos. Os principais itens do mix são nuggets e outros empanados, cozidos e grelhados de frango, além de hambúrgueres.
Segundo informou a empresa brasileira num comunicado, a Plusfood possui três unidades industriais, situadas na Holanda, Reino Unido e Romênia, que, em conjunto, tem uma capacidade instalada para elaborar 20 mil toneladas de alimentos processados ao ano e um faturamento anual de cerca de US$ 90 milhões. A empresa mantém, ainda, escritórios comerciais em vários países europeus e, atualmente, importa matéria-prima do Brasil e da Tailândia. Seus principais mercados dentro da Europa são, atualmente, Reino Unido, Itália, Holanda, Espanha, Alemanha e França.
A Perdigão, por sua vez, é considerada uma das mais fortes empresas do setor alimentício da América Latina. Foi fundada em 1934, tem 40 mil funcionários e, atualmente, exporta seus produtos a uma centena de países. Em 2006, registrou um faturamento líquido de R$ 6,1 bilhões, o equivalente a cerca de US$ 3 bilhões, e pretende ampliá-lo em 20% este ano, com sua entrada no mercado de produtos lácteos e de comida para animais de estimação.
O Rabobank International Brasil, em São Paulo, e Rabobank Securities, em Amsterdã, assessoraram a Perdigão na transação.
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