O Paraná recuperou a posição de maior produtor brasileiro de grãos com a safra deste ano. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado a liderança foi do Mato Grosso, pois a safra paranaense de grãos sofreu com as condições do clima. Nesta terça o IBGE divulgou a primeira projeção para a safra nacional de grãos 2009/10.

CARREGANDO :)

De acordo com a pesquisa, o Paraná deverá colher 29,32 milhões de toneladas de grãos, superando em 0,6% a safra do Mato Grosso, que deverá colher 28,35 milhões de toneladas de grãos. No ano passado as lavouras da safra paranaense foram prejudicadas pela seca no início do ano, geadas no meio do ciclo das culturas e excesso de chuvas na colheita, segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo.

Nesta safra 2009/10 o bom desempenho paranaense é puxado pela excelente produtividade das lavouras de soja e milho, na região Oeste. Nesta primeira pesquisa o IBGE projeta uma safra nacional de 143,4 milhões de toneladas de grãos. Se isso for confirmado, haverá um crescimento de 7,2% sobre a safra anterior, que foi de 133,8 milhões de toneladas.

Publicidade

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, afirma que a retomada da liderança nacional na produção de grãos pelo Paraná era esperada com o retorno da normalidade do clima. "A produção só não é maior em função da redução de mais de 20% da área plantada com o milho, cuja produtividade é o dobro do rendimento da soja, e faria o volume de produção crescer ainda mais", disse Bianchini à AEN.

Soja

A pesquisa do IBGE revela que a produção de soja será recorde no Paraná, nesta safra de verão. Deverão ser colhidas 13,4 milhões de toneladas, volume 41% maior que no ano passado quando foram colhidas 9,5 milhões de toneladas no estado. Além da produtividade maior, a área plantada com a cultura cresceu 8,5% este ano.

A estimativa para a produção do feijão da primeira safra é de 476.626 toneladas, volume 17,7% maior em relação à safra 2009 que foi de 404.982 toneladas. Por outro lado, a produção esperada para o milho é menor em relação ao ano passado.

Na primeira safra 2010 devem ser colhidas 6,3 milhões de toneladas do grão, volume 4,2% inferior ao colhido no ano passado, que alcançou 6,57 milhões de toneladas no mesmo período. Mesmo assim, a produtividade este ano é maior em relação ao ano passado, considerando que a área plantada nesta primeira safra apresentou redução de 30%, conforme o IBGE.

Publicidade