Uma pesquisa de preços de produtos de limpeza e higiene pode ajudar nas negociações salariais de milhares de trabalhadores. Para a Federação dos Empregados das Empresas de e Limpeza e Conservação do Paraná, que reúne 45 mil trabalhadores, se os patrões fizerem economia na hora da compra, é possível conseguir reajustes salariais melhores.
Os técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aceitaram o desafio e, no mês passado, incluíram 31 produtos de higiene e limpeza na lista que antes só pesquisava preços da cesta básica. A primeira pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (5) e, mesmo sem poder ser comparada a outras, porque antes os preços não eram medidos, trouxe revelações surpreendentes.
Ao contrário dos itens da cesta básica, que apresentam pouca variação entre o menor e o maior preço encontrado, entre os produtos de limpeza os técnicos acharam diferença de mais de 900%. Foi o caso do balde de oito litros. Entre 14 supermercados, o maior preço em abril era R$ 13,59 e o menor, R$ 1,29, uma variação de 953%. Comparando produtos de uma mesma marca, as maiores diferenças ficaram num limpa-vidros de meio litro, com 103%, e num desodorizante de 90ml, com 72%.