Se as mulheres da chamada classe A preferem Le Lis Blanc, as da classe B gostam da Mercatto e as da classe C, Torra Torra. A conclusão é do estudo Marcas Varejistas, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e divulgado nesta segunda-feira (4).
A pesquisa, que utilizou um banco de dados de 25 mil entrevistas distribuídas por todo o Brasil, levantou quais são as marcas preferidas dos consumidores brasileiros, divididos por classe social, a fim de orientar melhor os lojistas.
As classes sociais foram divididas da seguinte forma:
Classe A
Com renda familiar média de R$ 20,8 mil, a classe A representa 3% dos domicílios brasileiros e responde por 13% de todo potencial de consumo do país.
Classe B
Público com maior presença em todos os tipos de shoppings - populares ou elitizados -, as famílias de classe B representam 40% do potencial de consumo do Brasil.
Classe C
Dividida em classe C1 - com renda familiar média de R$ 2.705 - e C2 - renda familiar média de R$1.625. Apesar de ir com frequência ao shopping, a classe C1 consome pouco. A classe, por sua vez, C2 é praticamente inexpressiva em termos de consumo.
Confira o resultado da pesquisa:
Categoria - Vestuário feminino
Categoria - Vestuário masculino
Categoria - Calçados femininos
Categoria - Calçados masculinos
Categoria - Artigos esportivos
Categoria - Artigos infantis
Categoria - Cama, mesa e banho
Categoria - Eletrodomésticos
Lojas pouco conhecidas dos paranaenses
Embora tenha sido realizada com consumidores de todo o Brasil, a pesquisa traz algumas marcas pouco conhecidas dos paranaenses e que se concentram, principalmente, na região Sudeste do país. É o caso das lojas Pixolé, Grippon, Leader, Impecável, Raquel Calçados e Ângela Calçados. Já a Torra Torra não é conhecida dos curitibanos, mas tem filial em Londrina.
Colaborou: Mariana Balan.