O Yahoo pode estar passando por dificuldades para convencer Wall Street sobre suas perspectivas futuras, mas pela primeira vez seus usuários deram uma avaliação aos serviços do site melhor do que a recebida pelo Google, revelou uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.
Dados do Índice de Satisfação do Consumidor Americano da Universidade de Michigan (ACSI, na sigla em inglês) mostram um crescimento do Yahoo de 3,9% em um ano, para 79 pontos de 100 possíveis, enquanto a avaliação do Google caiu 3,7%, para 78 pontos.
Enquanto o Google segue como principal ferramenta de busca da Internet, a presença do Yahoo na rede ganha destaque por sua variedade de sites, e-mail, redes sociais e outros serviços, de acordo com a pesquisa.
A percepção positiva do Yahoo tem como base uma reformulação de seu site principal e as várias ramificações que estão ganhando espaço na Web, disse Larry Freed, diretor-executivo da ForeSee Results, que patrocinou a pesquisa do ACSI.
- As pessoas se sentiram confortáveis com a interface (do Yahoo) - disse ele. - Eles também fizeram um bom trabalho ao continuar sendo dominantes em comunidades e subfunções do portal. Essa sempre foi a força do Yahoo.
Enquanto o Google segue muito forte nas buscas, quando se trata de navegação, os internautas buscam novidades ano a ano para dizer que estão mais satisfeitos, segundo Freed.
- Para o consumidor médio, o que você vê no Google hoje é o que você via três anos atrás - Freed disse à Reuters.
Mesmo tendo desenvolvido seus próprios email, ferramentas da área de trabalho e messenger, entre outros utilitários, o Google não deu muita atenção aos usuários comuns, disse ele.
- O Google precisa encontrar uma forma de tirar vantagem desses grandes aplicativos que desenvolveu - disse Freed. - Não necessariamente por propaganda, mas com um marketing melhor.
Rivais menores dos gigantes norte-americanos também tiveram o índice de satisfação pesquisados.
O site de buscas Ask.com, da IAC/InterActiveCorp, cresceu 5,6%, para 75 pontos, graças a uma melhora em sua tecnologia de busca e uma ambiciosa campanha de publicidade incomum para o setor.
A AOL, da Time Warner, que transferiu seu foco de serviços de acesso à Internet para tornar-se uma provedora de e-mail e entretenimento online, caiu mais de 9%, para 67 pontos.
O método ACSI usa dados de entrevistas com quase 70 mil consumidores para medir a satisfação deles com mais de 200 companhias de 45 setores. Os números do mercado de Internet foram compilados no segundo trimestre com pelo menos 250 respondentes para cada companhia pesquisada.
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