A acomodação de preços de imóveis na capital paranaense vem se consolidando neste fim de ano. O levantamento Fipe Zap divulgado ontem aponta para aumento de 2,1% nos preços médios do metro quadrado de apartamentos prontos em novembro em comparação com o mês anterior. Em outubro, a variação tinha sido de 3,5%.
Mesmo com a desaceleração no mês, a pesquisa aponta que Curitiba é a cidade com a maior valorização de imóveis em 2013 entre todas as avaliadas onze capitais e seis municípios. Ao longo dos onze meses deste ano, a variação Fipe Zap acumulada na capital paranaense foi de 36%, enquanto a média no Brasil para o mesmo período ficou em 13,8%.
O indicador que acompanha o preço médio de cerca de 290 mil apartamentos prontos, anunciados na internet em 16 cidades brasileiras dá a média do preço do metro quadrado de apartamentos prontos em Curitiba em R$ 5 mil. Já a pesquisa local, realizada pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), mostra que a média do metro quadrado privativo de apartamentos novos na cidade é de R$ 5,5 mil, pelo levantamento de setembro.
Usados
A variação média de preço na oferta de imóveis usados em Curitiba ficou em apenas meio ponto porcentual em novembro em comparação ao mês anterior. De acordo com a pesquisa do Inpespar para o Secovi-PR, o sindicato das imobiliárias e condomínios do estado, o aumento médio de preço nos imóveis residenciais usados ficou em 8,6% nos últimos 12 meses.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião