São Paulo A diretoria da Petrobrás assinou ontem um memorando de entendimento com a multinacional japonesa Mitsui e a brasileira Camargo Côrrea para realização de estudos de viabilidade da construção de infra-estrutura voltada para a exportação de etanol, a partir do Centro-Oeste e do Sudeste.
Trata-se de uma rede de dutos para a conexão das cidades de Senador Canêdo (GO) ao terminal da Petrobrás em São Sebastião (SP), com passagem pela Refinaria de Paulínia (SP).
Os estudos devem determinar a possibilidade de se reduzir os custos do transporte do etanol produzido no Centro-Oeste para o mercado japonês e outros mercados que começarem a exigir volumes expressivos do produto.
O biocombustível etanol deve ser um dos pontos fundamentais da agenda do presidente George W. Bush no Brasil. Juntos, Brasil e Estados Unidos respondem por mais de 70% da produção mundial de etanol.
Bush anunciou no mês passado que o país deverá reduzir em 20% o consumo de gasolina até 2017, o que inclui a busca por biocombustíveis, entre eles, o álcool.