Consumidor vai pagar mais caro no combustível.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Gazeta do Povo

A Petrobras decidiu reajustar em 6% o preço da gasolina e em 4% o preço do diesel nas refinarias. O aumento vigorará a partir de zero hora desta quarta-feira (30).

CARREGANDO :)

Ações da Petrobras disparam mais de 9% após reajuste de combustíveis

  • são paulo

As ações preferenciais da Petrobras disparavam mais de 9% nos primeiros negócios desta quarta-feira, 30, após a companhia anunciar na noite de terça-feira aumento de 6% nos preços da gasolina e de 4% no diesel nas refinarias a partir desta quarta-feira.

“Decisão é positiva e dá um pequeno fôlego e algum tempo pra companhia tomar as decisões que realmente podem fazer diferença, como corte de custos e venda de ativos”, destacou o BTG Pactual em nota a clientes. “Não é uma melhoria de, digamos, ‘alta qualidade’, pois as questões estruturais continuam existindo, mas é uma pequena e inesperada ajuda”, acrescentou a equipe do BTG.

Publicidade

O preço nas bombas é livre e costuma ser reajustado à medida que o combustível com preço novo chegue aos postos.

Em geral, segundo o sindicato dos postos de combustíveis, o aumento de preço para o consumidor tem sido um pouco menor que o das refinarias.

A decisão foi tomada pela companhia na noite desta terça diante dos problemas de caixa da empresa após a forte alta do dólar nos últimos dias.

A estatal informou o aumento por meio de comunicado.

O reajuste é uma sinalização ao mercado de que a empresa, hoje comandada por Aldemir Bendine, tem autonomia para definir sua política de preços dos combustíveis.

Publicidade

“Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS”, diz o comunicado da empresa.

Em 10 de setembro, a agência de classificação de risco Standard&Poor’s rebaixou a nota da Petrobras, tirando dela o selo de boa pagadora.