Depois de reunião do Conselho de Administração, ocorrida nesta terça-feira (18), a Petrobras confirmou a aquisição da empresa paranaense Araucária Nitrogenados, localizada em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. O valor da transação é de US$ 234 milhões e, segundo a Petrobras, o pagamento à Companhia Vale, a proprietária empresa até então, será feito com a arrecadação proveniente do arrendamento dos direitos minerários de titularidade da Petrobras em Sergipe.
A transferência do controle da Araucária Nitrogenados para a Petrobras ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Produção
A capacidade de produção da empresa paranaense, que utiliza como matéria-prima o resíduo asfáltico da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), também localizada em Araucária, é de 700 mil toneladas por ano (kta) de ureia, 475 kta de amônia e 450 mil m3/ano de Arla 32.
Segundo a Petrobras, a aquisição possibilita maior proximidade da empresa com os mercados paranaense e paulista, além de novas condições de armazenamento e de transporte dos produtos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast