A Petrobras confirmou nesta quarta-feira a venda de 7 bilhões de dólares em bônus no exterior com diferentes vencimentos, na maior oferta de dívida já feita por uma empresa brasileira.
A estatal vendeu 1,25 bilhão de novos títulos com vencimento em três anos, com yield de 3,051 por cento, e 1,75 bilhão de dólares em novos títulos de cinco anos com rendimento de 3,628 por cento.
A Petrobras também vendeu 2,75 bilhões de dólares e 1,25 bilhão de dólares de notas já existentes com vencimentos em 2021 e 2041, respectivamente. A Petrobras vai pagar juros de 4,796 por cento e de 5,935 por cento para as reaberturas, respectivamente.
Segundo a companhia, a conclusão da operação está prevista para ocorrer em 6 de fevereiro.
A estatal informou ainda que os recursos captados serão utilizados para o financiamento dos investimentos da companhia -de 224,7 bilhões de dólares até 2015-, o maior na indústria do petróleo no mundo.
As companhias brasileiras, aproveitando uma disponibilidade excessiva de dinheiro e uma forte demanda por dívida de mercados emergentes entre investidores internacionais, venderam cerca de 13 bilhões de dólares em bônus globais desde o início do ano.
Os três maiores bancos do país listados em bolsa e a gigante de mineração Vale estão entre aqueles que emitiram dívida no exterior no mês passado.