A Petrobras informou nesta quinta-feira (24) que a descoberta de nova acumulação de hidrocarbonetos em poço na bacia de Campos indica volumes recuperáveis de cerca de 1,2 bilhão de barris de óleo equivalente, confirmando anúncio feito mais cedo pelo operador do bloco, a espanhola Repsol.
Segundo a Petrobras, perfuração no poço 1-REPF-12D-RJS, conhecido como "Pão de Açúcar", apontou para "uma estimativa de volumes recuperáveis acima de 700 milhões de barris de óleo de boa qualidade e 3 trilhões de pés cúbicos (545 milhões de barris de óleo equivalente) de gás na concessão BM-C-33".
O poço está entre os municípios de Campos e Macaé, a 195 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, e foi perfurado a uma profundidade lâmina d'água de cerca de 2,8 mil metros. A coluna total de hidrocarboneto identificada tem cerca de 500 metros de espessura, segundo a estatal.
Mais cedo, a Repsol e a Statoil anunciaram o potencial do bloco. A petrolífera espanhola afirmou que trata-se de "uma das maiores reservas do mundo em 2012".
A concessão é operada pela Repsol Sinopec Brasil, que tem 35% de participação em consórcio que inclui a Statoil (35%) e a Petrobras (30%).
"O consórcio está preparando um plano de avaliação para a apresentação à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)", informou a Petrobras.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião