A Petrobras manteve o primeiro lugar na lista das maiores empresas de capital aberto da América Latina em volume de vendas segundo levantamento realizado pela Economática. A estatal petrolífera brasileira registrou vendas de US$ 104,9 bilhões em 2009.
No ranking, a brasileira Vale (com vendas de US$ 27,8 bilhões) perdeu a segunda posição obtida em 2008 para a América Movil (US$ 30,2 bilhões), terceira no ranking anterior. Assim, a América Movil, do empresário Carlos Slim, tornou-se a maior empresa de capital aberto não estatal no levantamento. Na quarta posição vem a Ultrapar, com vendas de US$ 20,7 bilhões, que havia obtido a 13ª posição em 2008.
O setor de telecomunicações apresenta o maior número de representantes no levantamento, com sete empresas entre as 30 maiores da América Latina, duas a mais que em 2008. As vendas do setor no ano passado acumulam US$ 89,5 bilhões, ou 18,3% do total das maiores companhias. A segunda colocação por número de representantes é o setor de alimentos e bebidas, com seis representantes, um a mais que no ano anterior, e vendas acumuladas de US$ 74,0 bilhões em 2009 ou 15,1% do total das 30.
Já o setor de petróleo e gás, com quatro representantes, acumula US$ 141,9 bilhões, ou 29% do total das 30 maiores. Para o ranking, a Economática utilizou dados publicados pelas empresas nos órgãos reguladores de cada país, no caso do Brasil a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e convertidos pelo dólar do dia 31 de dezembro do respectivo ano. No Brasil foi utilizado o dólar Ptax (taxa média ponderada pelo BC) para venda.
As 30 empresas com maior volume de vendas acumulam US$ 488,7 bilhões no ano passado, valor 14,6% superior aos US$ 426,6 bilhões das 30 maiores do período anterior. Quatorze empresas brasileiras, nove mexicanas, quatro chilenas, uma colombiana e duas argentinas estão entre as 30 primeiras colocadas.
As 14 companhias brasileiras venderam US$ 291,1 bilhões em 2009, 59,6% do total das 30 maiores. As nove mexicanas comercializaram US$ 122,9 bilhões (25,2%), as quatro chilenas, US$ 39,4 bilhões (8 1%). A Ecopetrol, única empresa colombiana, vendeu US$ 18,1 bilhões (3,7%) e as duas argentinas, US$ 17,1 bilhões (3,5%).