São Paulo A Petrobrás ficou neste ano entre as dez empresas mais respeitadas do mundo, segundo ranking elaborado pelo instituto americano Reputation Institute. A empresa ficou na oitava colocação, com 82,19 pontos em uma escala de 100 pontos , um avanço bastante grande se considerada a colocação em 2006, 83.º (subindo 75 posições).
No time das 50 mais respeitadas entraram ainda outras três brasileiras: a Companhia Vale do Rio Doce, o Grupo Pão de Açúcar e o Grupo Gerdau. A Vale teve crescimento expressivo no ranking, passando do 176.º lugar no ano passado para 31.º neste ano (um avanço de 145 colocações). O Pão de Açúcar passou de 164.º para 40.º (124 posições à frente).
O Grupo Gerdau teve avanço, indo para o 46.º lugar neste ano, mas já se encontrava perto do primeiro time no ano passado estava em 70.º lugar, avançando 24 posições.
O ranking avaliou 600 das maiores empresas mundiais, consideradas de boa reputação pelos consumidores. A classificação é baseada na percepção do público sobre as empresas e considera itens como confiança na empresa, estima/admiração e satisfação.
A primeira colocada, com 85,01 pontos, foi a fabricante dinamarquesa de brinquedos Lego, seguida da rede varejista sueca Ikea.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Nova chefe da Transparência Internacional critica STF por anular provas da Lava Jato
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast