A Petrobras foi apontada como uma das 40 melhores companhias de 2009 listadas pela "BusinessWeek", revista de negócios norte-americana.
A brasileira aparece na 22ª posição entre as empresas que mais crescem na recessão e estão mais preparadas, portanto, para depois dela, de acordo com o levantamento feito pela consultoria A.T. Kearney para a publicação.
O topo da lista reúne empresas de setores variados, entre eles tecnologia, serviços de construção, telecomunicações, química, metal e engenharia. Os três primeiros postos são da Nintendo, Google e Apple, respectivamente.
Método
O levantamento considerou as empresas com faturamento acima de US$ 10 bilhões e que direcionam 25% do seu comércio para fora do seu país de origem. O ranking foi elaborado considerando variação do preços das ações e a evolução das vendas entre 2004 e 2008.
Considerando o mesmo segmento de atuação, o de petróleo e gás, a companhia brasileira é precedida, na lista, por duas americanas (Occidental Petroleum, que ocupa a 19ª posição, e pela World Fuel Services, no 13º lugar). A chinesa CNOOC aparece na 16ª posição.
Segundo o levantamento, as empresas têm entre as estratégias em comum o investimento em diversificação de portfólios, liderança forte e a aposta em expansão agressiva mesmo em período de crise econômica global.