A Petrobras inaugurou nesta terça-feira (4) o primeiro dos 230 postos de abastecimento no Chile com a sua marca, iniciando a entrada da companhia no segmento de distribuição de combustíveis no país. Em nota à imprensa, a estatal lembrou que este primeiro posto da Petrobras, localizado na região de Vitacura, Santiago, comercializará gasolina, diesel e querosene - os combustíveis de maior consumo na capital chilena, além dos lubrificantes Lubrax.
Juntamente com os postos Petrobras, os consumidores do país passam a contar com a loja de conveniência "Spacio 1" (marca internacional que no Brasil corresponde à BR Mania). Estiveram presentes ao evento o gerente executivo da Petrobras para o Cone Sul, José Fernando de Freitas; o gerente geral da Petrobras Chile, Vilson Reichemback da Silva; e o ministro de Energia do Chile, Marcelo Tokman.
A Petrobras afirma que a inauguração dá continuidade ao processo concluído em 30 de abril de 2009, de aquisição dos postos de combustível da Esso Chile Petrolera, por US$ 500 milhões. Com a aquisição, a Petrobras passou a operar 230 postos e a comercializar combustíveis em 11 aeroportos e seis terminais de distribuição, detendo 16% do mercado varejista chileno e 7% do setor industrial.
"A entrada da Petrobras no segmento de distribuição do Chile fortalece sua imagem na América Latina e incrementa seus negócios com este país", diz a nota. Ainda segundo a Petrobras, foram exportados para o Chile em 2008, petróleo, GLP, gás natural, produtos petroquímicos e lubrificantes, no valor de aproximadamente US$ 1,3 bilhão.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast