Rio de Janeiro A Petrobrás exportou sua primeira carga de álcool para os Estados Unidos na semana passada e já estuda a instalação de tanques de armazenagem do combustível em território americano, informou ontem o diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa. Foram apenas 12 milhões de litros, mas, segundo o diretor, o volume deve crescer significativamente nos próximos anos.
"O Brasil já havia exportado álcool para o mercado americano. Foram cerca de 1 bilhão de litros no ano passado, por meio de tradings, mas essa foi a primeira de muitas cargas cuja negociação deveremos intermediar", disse Costa, ressaltando o potencial do mercado americano para o produto.
Segundo Costa, estendendo seu papel como trading de álcool no mercado internacional, a estatal também deve embarcar nos próximos dias uma carga de 20 milhões de litros de álcool para a Nigéria, repetindo o que já fez no ano passado. Outra perspectiva de contrato é com a Venezuela.
No total, a Petrobrás quer exportar em 2007 um volume de 850 milhões de litros, que deverão chegar a até 3,5 bilhões em 2011, quando já estiver valendo a parceria com a Mitsui para embarque do combustível para o Japão.