A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (20) uma nova descoberta de petróleo de boa qualidade na Bacia de Campos, no projeto batizado provisoriamente de Aruanã. Localizado a 120 quilômetros do litoral de Cabo Frio, na região dos Lagos, o reservatório contém cerca de 280 milhões de barris de petróleo, segundo nota distribuída pela empresa. Trata-se da terceira importante descoberta de óleo leve em Campos, região tradicionalmente produtora de óleo pesado.
A companhia informou que o projeto de desenvolvimento de Aruanã será apresentado em breve à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e deve contribuir para o crescimento da produção no curto prazo, uma vez que já existe infraestrutura de escoamento da produção. O reservatório de Aruanã foi encontrado no bloco exploratório BM-C-36, arrematado pela estatal na sétima rodada de licitações da ANP, em 2005.
O óleo encontrado tem 28 graus API (medida internacional de qualidade do petróleo), semelhante ao encontrado em Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos - as novas reservas, porém, estão acima da camada de sal. Segundo esta classificação, quanto mais próximo dos 50 graus, melhor a qualidade do óleo, por produzir mais derivados como diesel e gasolina. A título de comparação, o petróleo de Marlim, maior campo produtor brasileiro, tem grau API em torno dos 20.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast