Ouça este conteúdo
A Petrobras informou na noite desta quarta-feira (4) que o presidente do Conselho de Administração da companhia, Pietro Mendes, foi indicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para ocupar uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Mendes é o atual secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME e é próximo ao ministro Alexandre Silveira. A Petrobras comunicou ao mercado que a indicação foi enviada para análise da Casa Civil e reforçou que a indicação de diretores das agências reguladoras cabe ao presidente Lula (PT).
Caso o nome seja aprovado pelo petista, ainda dependerá de sabatina pelo Senado Federal. Em nota, a Petrobras afirmou que Mendes seguirá na presidência do Conselho de Administração durante esse processo.
O novo presidente do colegiado da petroleira será o conselheiro Bruno Moretti, atual secretário de Análise Governamental da Casa Civil, segundo apuração da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo. Moretti seria uma indicação do PT. Já o advogado Benjamin Alves Rabello Filho deve ser indicado para ocupar a vaga de Moretti no conselho.
Em março deste ano, Rabello chegou a ser indicado pela União para o Conselho da companhia, mas não recebeu votos suficientes na Assembleia-Geral da Petrobras. Na ocasião, a vaga foi ocupada por Rafael Dubeux, que é secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda.