A Petrobras inicia nesta quinta-feira (15) a produção no pré-sal do Espírito Santo. O poço de Baleia Franca começará a produzir diariamente cerca de 13 mil barris de petróleo.
No entanto, a previsão da empresa é que a capacidade máxima seja ampliada para 20 mil barris por dia ainda neste ano. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro. A expectativa é que sejam produzidos 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhão de metros cúbicos de gás natural.
"O uso dessas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional e representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal", disse a Petrobras em nota.
Segundo comunicado da empresa, a produção terá início por meio da conexão do Sistema Flutuante de Produção e Estocagem (FPSO, na sigla em inglês) Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, para viabilizar a instalação no Parque das Baleias.
De acordo com informações da Petrobras, serão adotadas tecnologias pioneiras, desenvolvidas especificamente para operar nas condições geológicas do pré-sal. Serão utilizados novos modelos de tubulações para o escoamento de petróleo que ligam o poço à plataforma - chamadas de risers flexíveis -, além de novas técnicas para colocar os poços em produção.