O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou nesta quinta-feira (2) que a previsão de investimentos da empresa para 2011 está mantida em cerca de R$ 93 bilhões. Segundo ele, o valor total pode, entretanto, oscilar 10% para cima ou para baixo.
"Mantemos basicamente a mesma estimativa, com variações muito pequenas que até agora não são relevantes", disse Gabrielli, que participa do 22º Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo.No primeiro quadrimestre, os investimentos da companhia ficaram 11,3% abaixo dos investimentos realizados no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Planejamento.
De acordo com Gabrielli, a perspectiva é de recuperação nos próximos trimestres.
"Temos perspectivas que no segundo, terceiro e quarto trimestre vamos recuperar e investir na proximidade do nosso investimento tradicional", afirmou. Segundo ele, o valor envolve mais de 600 projetos e muitos deles não serão concluídos neste ano.
Ele destacou que o total de investimentos previstos para 2011 será maior que os cerca de R$ 78 milhões realizados em 2010. "É um investimento recorde anual", destacou.
De acordo com o presidente da Petrobras, a maior parte dos investimentos está prevista para o pós-sal, em refinarias, fertilizantes e infraestrutura.
Na entrevista, Gabrielli também afirmou que a estatal vai participar de leilão da Aneel de termelétricas movidas a gás natural, mas não deu detalhes sobre a estratégia a ser usada. "A Petrobras entrará, mas as estratégias de leilão não são anunciadas previamente", disse.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast