A Petrobras melhorou a proposta de pagamento de Participação sobre os Lucros e Resultados referente ao exercício de 2011 para evitar uma greve a partir do dia 20, informou o coordenador da Fup (Federação Única dos Petroleiros), João Antonio de Moraes.
Em reunião que durou toda a manhã, a empresa ofereceu mais R$ 760 sobre o piso de R$ 16,5 mil referente ao PLR de 2011. Os trabalhadores já receberam 40% do valor total da PLR em janeiro, informou Moraes.
Além disso, a empresa ofereceu antecipação da gratificação que seria paga aos trabalhadores em setembro, no valor de 20% sobre o salário do funcionário. "Agora vamos nos reunir e começar uma nova rodada de assembleias para votar a proposta", disse Moraes.
Os sindicatos de empregados da empresa estão realizando esta semana assembleias em vários Estados para decidir sobre a paralisação a partir do dia 20.
Eles rejeitaram a primeira proposta da companhia, que, segundo a Fup, ficava 7,8% abaixo do pagamento de PLR de 2011, enquanto o pagamento de dividendos aos acionistas era 2,3% maior.
A assessoria da Petrobras informou que ainda não tinha retorno da reunião.