A Petrobras perdeu a liderança do ranking de 'empresa dos sonhos' dos jovens para trabalhar, posto que mantinha desde 2012. O Google recuperou a primeira posição na lista, elaborada pela empresa de recrutamento Cia de Talentos em parceria com a consultoria Nextview People. As duas companhias revezam a colocação desde 2008.
A pesquisa foi feita com 52 mil jovens que têm entre 17 e 26 anos.
De acordo com a Cia de Talentos, não é possível afirmar se a queda de colocação da Petrobras tem ou não relação com episódios como a compra da refinaria em Pasadena ou a queda das ações da empresa na Bolsa. A operação foi amplamente divulgada pela mídia e afetou a imagem da empresa.
Na semana passada, o TCU (Tribunal de Contas da União) condenou 11 diretores e ex-diretores da Petrobras a devolver US$ 792 milhões (R$ 1,6 bilhão) por prejuízos na aquisição da refinaria em 2006.
A pesquisa aponta que, para se informar sobre as companhias, 17% dos consultados usaram mídias como jornal, TV, revista e blog e 12% tiraram informações de em redes sociais e site da empresa.
A razão para os jovens escolherem cada empresa varia desde estabilidade até possibilidade de aprendizado. Os jovens que afirmaram não ter uma empresa eleita dizem que, para se destacar nos seus sonhos, uma organização precisaria oferecer a possibilidade de equilibrar trabalho e vida pessoal, além de um ambiente com bons relacionamentos de trabalho.
Entre os destaques deste ano estão a estreia da Apple e da P&G no ranking, em oitavo e nono lugar, respectivamente. A PwC, que entrou no ano passado, neste ano foi do nono para o sexto lugar.
Abaixo, a lista completa:
1. Google
2. Petrobras
3. Odebrecht
4. Itaú
5. Vale
6. PwC
7. Nestlé
8. Apple
9. P&G
10. Ambev
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast