Brasília (Folhapress) A Petrobrás vai rever seus projetos de investimentos no setor de gás natural no país caso o projeto de lei que pretende regulamentar o setor, de autoria do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), seja aprovado no Congresso. O plano estratégico da Petrobrás prevê investimentos de US$ 14 bilhões até 2010 em projetos de exploração e produção de gás natural e de construção de gasodutos.
O diretor de gás e energia da estatal, Ildo Sauer, foi pessoalmente ao Senado na tarde de ontem para acompanhar a votação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, que acabou não acontecendo. Sauer aproveitou para conversar com diversos senadores a fim de modificar o projeto. Ele criticou duramente a proposta de livre acesso aos gasodutos, como prevê o projeto de Tourinho. "Isso cria riscos para quem quer investir, aí não vai ter investimentos, e o mercado nunca vai amadurecer", afirmou Sauer.
A proposta da estatal é a de que seja dado ao investidor dos gasodutos um prazo de aproximadamente 15 anos de exclusividade na operação, até a maturidade do investimento, para depois liberar o acesso aos concorrentes.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast