Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
combustíveis

Petrobras quer produzir mais petróleo após 2 anos de baixa

A plataforma P-61 deve começar a produzir na Bacia de Campos no 2º trimestre | Agência Petrobras
A plataforma P-61 deve começar a produzir na Bacia de Campos no 2º trimestre (Foto: Agência Petrobras)

Para a Petrobras, 2014 será o ano da virada. A companhia pretende retomar a rota do crescimento da produção de petróleo, depois de "andar de lado" nos dois últimos anos, como definiu a própria presidente da companhia, Graça Foster.

A aposta de que a produção – hoje patinando em torno de 1,9 milhão de barris por dia – dará um expressivo salto em 2014 está nas nove plataformas que estão sendo instaladas na Bacia de Campos e, principalmente, no pré-sal da Bacia de Santos.

Esses sistemas representarão um acréscimo de 1,14 milhão de barris diários à capacidade instalada de produção da estatal. Ou seja, cerca de 60% da capacidade atual, de 2 milhões de barris diários.

Mas esse acréscimo não representará um imediato aumento na mesma proporção à produção. Isso porque a entrada em operação é gradual, com a perfuração programada de vários poços, além do fato de que existe um declínio natural nos campos em atividade.

Assim, especialistas estimam que o acréscimo na produção este ano, com esses novos sistemas, ficará em torno de 200 mil barris por dia. A meta da Petrobras é atingir uma produção de 2,5 milhões de barris diários em 2016.

A produção de petróleo caiu nos dois últimos anos em torno de 2% porque entre 2010 e 2012 praticamente nenhum sistema novo entrou em operação. Em 2012, apenas um começou a operar, o Cidade de Inhaúma, no pré-sal em Santos.

O aumento da produção nacional é vital para a saúde financeira da Petrobras. A execução do pesado programa de investimentos da companhia – de pelo menos US$ 42 bilhões anuais – depende fortemente de um volume maior de petróleo produzido, pois a estatal não deverá contar tão cedo com novos reajustes de combustíveis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.