A Petrobrás encaminhou ontem à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) declaração de potencial de comércio em mais três novos campos de exploração de petróleo e gás. São eles os campos de Uruguá e Tambaú, na bacia de Santos, e Canapu, na bacia marítima do Espírito Santo, todos operados com exclusividade pela estatal, que possui 100% da concessão. Com isso, sobem para cinco as declarações de comercialidade de campos de óleo e gás efetivadas pela Petrobrás em 2005. As outras duas foram o campo gigante de Papa-Terra, na bacia de Campos (RJ), e Inhambu, na bacia terrestre do Espírito Santo.
"Esses resultados recentes tornam cada vez mais próxima a meta traçada no Plano Estratégico da Petrobrás de elevar a produção de óleo e gás natural para 2.860.000 barris por dia em 2010, somente no Brasil", informou a estatal em comunicado.
De acordo com a Petrobrás, além de garantir o crescimento contínuo da produção, "as novas descobertas demonstram o acerto do programa exploratório da companhia, que enfatiza a atuação em águas profundas e ultraprofundas, as pesquisas em novas fronteiras e a retomada dos trabalhos em terra, para permitir uma relação reserva/produção de longo prazo e, conseqüentemente, garantir a sustentabilidade da auto-suficiência, que será alcançada nos próximos meses".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast