Prevista como uma das medidas para fortalecer a presença da Petrobras no setor petroquímico, a unidade de propeno da Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo, será inaugurada na próxima terça-feira (12), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo informações da Petrobras, a nova unidade também vai integrar o projeto de modernização da Replan e abastecer o mercado petroquímico do país com o gás propeno, matéria prima de consumo crescente.
O plástico produzido a partir do propeno é utilizado na fabricação de brinquedos, copos plásticos, recipientes para alimentos, remédios e produtos químicos, entre outros.
A previsão da estatal é de que, entre 2009 e 2013, a Replan venha a receber um total de US$ 3,5 bilhões cerca de R$ 8,5 bilhões em investimentos para modernização, expansão de produção e fabricação de novos produtos.
Nos próximos anos, a refinaria vai ganhar também duas unidades de tratamento de gasolina e futuramente uma planta para tratamento de diesel. Com capacidade de processamento de 360 mil barris de petróleo por dia, o equivalente a 20% da capacidade de refino de óleo no país, a Replan é hoje a maior refinaria da Petrobras.
Na avaliação da Petrobras, o processo de modernização e a conseqüente introdução de inovações tecnológicas vão elevar a produção da unidade em 5%, com a capacidade de processamento em 2010 podendo chegar aos 415 mil barris por dia.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast