A Petrobras vai assinar acordo para a compra de ativos da Chevron Chile SAC, empresa que produz e comercializa lubrificantes da marca Texaco no Chile. Segundo nota da estatal, divulgada na noite de quinta-feira (5), a operação envolve cerca de US$ 12 milhões e deverá ser concluída em um mês, com a transferência total do controle acionário em poder da Chevron.
Segundo a Petrobras, o acordo inclui uma fábrica de lubrificantes na capital chilena, Santiago, com capacidade de produzir 15,9 mil metros cúbicos por ano; e a compra de 23 tanques para o armazenamento de matérias-primas e produtos acabados. Além disso, engloba ainda a cessão de uso da marca, a formulação de lubrificantes Texaco e o contrato de fornecimento de produtos básicos entre a Petrobras e a Chevron (Estados Unidos).
De acordo com a nota, isso garante a continuidade dos produtos por um período de 24 meses, tempo que permitirá a transição para a marca de lubrificantes Lubrax da Petrobras.
O acordo permitirá Lubrax aumentar para 6% a participação no segmento de lubrificantes no Chile, além de ampliar as oportunidades nos diferentes canais de distribuição que a empresa passou a deter no país andino, após adquirir também os ativos da Esso Chile Petrolera.
A Petrobras começou as atividades no Chile em 2005, com um escritório de representação comercial. A empresa opera 230 postos de combustíveis, além de distribuir e vender combustível em 11 aeroportos e seis terminais de distribuição com 16% do mercado varejista e 7% do setor industrial.