A Petrobras vai investir U$15,9 bilhões no exterior até 2013 priorizando a produção nos Estados Unidos, Argentina, Nigéria e Angola. Os quatro países irão concentrar 61% do total dos recursos empregados nas 27 nações em que a empresa mantém atividades.
As informações foram divulgadas hoje (13) pelo diretor da área internacional da Petrobras, Jorge Zelada.
No plano da empresa constam investimentos de cerca de U$ 4,4 bilhões para os EUA (28% do total) onde a estatal brasileira tem uma refinaria no estado do Texas e concessões no Golfo do México Outros U$ 2,5 bilhões (16%) serão destinados Argentina, país em que a Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo e gás natural.
No oeste da Àfrica serão aplicados cerca de 17% do total dos recursos, sendo 12% para Nigéria (U$ 1,9 bilhões) e 5% (aproximadamente 700 milhões) para Angola.
Para os demais países a previsão de investimentos é 17% e para novas oportunidades de negócios a empresa reservou 22%.
A expectativa da Petrobras é elevar sua produção total no exterior, entre 2008 e 2013, de 224 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) para 341 mil. Até o final desse ano, a empresa pretende chegar a cerca de 244 mil barris, 142 mil de petróleo e 103 mil de gás natural.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast