A petroleira norte-americana Anadarko anunciou nesta terça-feira descoberta de petróleo na camada pré-sal do Brasil, a primeira realizada por uma empresa estrangeira como operadora em bloco de exploração no país.
A empresa informou que as perfurações foram realizadas no poço chamado Wahoo, na bacia de Campos, distante cerca de 40 quilômetros do campo de Jubarte - operado pela Petrobras -, o primeiro a extrair petróleo do pré-sal.
"O poço 1-APL-1-ESS está localizado no bloco BM-C-30 em uma profundidade de aproximadamente 4.650 pés (1,4 km), a cerca de 25 milhas ao sudeste e separado da descoberta anunciada anteriormente pela Petrobras no campo gigante de Jubarte", afirmou a empresa operadora em comunicado.
Ainda segunda a Anadarko, resultados preliminares dos testes em Wahoo indicam características semelhantes a Jubarte, que inicialmente está produzindo cerca de 18 mil barris por dia de petróleo leve no pré-sal, mas em águas rasas.
A Anadarko possui 30 por cento de participação no bloco onde está o poço de Wahoo. A também norte-americana Devon Energy Corp tem outros 25 por cento, a EnCana Brasil Petróleo Ltda tem também 25 por cento e a SK do Brasil Ltda possui 20 por cento.
"Nosso primeiro teste de operação no pré-sal do Brasil é um sucesso retumbante, à medida que estamos vendo dados que espelham outras descobertas muito significativas na prolífica área do pré-sal", afirmou o vice-presidente da Anadarko para exploração no mundo, Bob Daniels.
"Ainda estamos no início do processo, e nós planejamos continuar perfurando visando nossos objetivos de atingir uma profundidade total de aproximadamente 20 mil pés", acrescentou.
Segundo ele, os resultados positivos apurados até o momento encorajam e validam a decisão da companhia de realocar a sonda de perfuração de águas profundas Transocean Millenium para o Brasil, para executar o programa de exploração do pré-sal, que inclui pelo menos outros quatro poços em águas profundas das bacias de Campos e Espírito Santo até meados do ano que vem.
Após as operações em Wahoo, a Anadarko moverá a sonda para o poço de Serpa.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast