Os futuros do petróleo bruto nos Estados Unidos subiam nesta quinta-feira, numa sessão em que registraram o maior valor do ano, acima de 85 dólares por barril, com compras de fundos nesse início de segundo trimestre e dados econômicos positivos.
O contrato maio registrava alta de 1,31 dólar, para 85,04 dólares, por volta das 12h50 (horário de Brasília). Mais cedo, o maio atingiu 85,10 dólares o barril, maior valor intradia desde os 85,13 registrados em 10 de outubro de 2008, apagando o maior preço de 2010, de 83,95 dólares verificado em janeiro.
Dados mostrando que os pedidos de auxílio-desemprego diminuíram, somados à compras de fundos de commodities no início de um novo trimestre, foram apoiados ainda por um otimismo quanto às perspectivas de crescimento econômico daqui para frente.
"É a continuação da especulação altista que superou o recorde anterior do ano, de 83,95. Tiveram dados econômicos positivos da China, Japão e os pedidos de auxílio desemprego dos EUA caíram ", disse Tom Bentz, corretor do BNP Paribas Commodity Futures Inc, em Nova York.
O número de novos pedidos de auxílio-desemprego caiu como o esperado e atingiu o menor nível em um ano e meio, segundo o Departamento do Trabalho dos EUA.
Os negócios de petróleo serão suspensos nesta sexta-feira por conta do feriado de Páscoa, mas o mercado de commodities aguarda a divulgação de dados de emprego nos Estados Unidos em março, cuja previsão é de aumento segundo pesquisa feita pela Reuters.
Em Londres, o petróleo também registrava alta de quase 2 por cento, para 84,16 dólares o barril, por volta das 12h50 de Brasília.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast