Um acordo para que a General Motors venda a Opel para a montadora francesa Peugeot deve ser anunciado nesta segunda-feira (6), de acordo com duas pessoas ligadas ao assunto. As companhias finalizaram os termos do acordo nos últimos dias, após meses de discussões, disse uma das fontes. Representantes da GM e da Peugeot não quiseram comentar o caso.
As empresas devem anunciar o acordo antes da abertura dos mercados europeus e haverá uma entrevista coletiva em Paris às 9h15 (hora local), segundo outra fonte ouvida. Vários governos europeus mostraram-se preocupados com as implicações para os empregados, após as empresas revelarem no mês passado que dialogavam.
Com a aquisição, a Peugeot reforçará sua fatia de mercado na Europa em mais de 6 pontos porcentuais, para cerca de 16%. Com isso, superará a rival francesa Renault e ficará em segundo lugar, atrás apenas da Volkswagen, que tem 24% do mercado no continente.
A GM, por sua vez, perderá volume com a venda, mas terá um imediato impulso em sua margem de lucro. A Opel não dá lucro desde 1999, com prejuízo médio anual de cerca de US$ 1 bilhão nesse período. A GM disse recentemente que não esperava ter lucro na Europa até 2018.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast