Trinta pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (9) na Operação Ilíada, realizada pela Polícia Federal. Segundo a assessoria da corporação, 28 pessoas foram detidas em Minas Gerais, uma em Porto Seguro (BA) e outra em Joinville (SC).

CARREGANDO :)

Participam da ação 160 agentes de Minas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. No total, devem ser cumpridos 31 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão.

As investigações, que começaram há oito meses, apontam que um jovem de 23 anos era o chefe do grupo. Cada integrante da quadrilha teria desviado R$ 600 mil por ano. Pelo menos 200 pessoas teriam caído no golpe. Os envolvidos encaminhavam e-mails com piadas, nomes de empresas ou notícias para as vítimas e, quando essas mensagens eram abertas, instalavam códigos maliciosos nos computadores. Esse golpe é conhecido como phishing scam: com ele, os criminosos criam mensagens para convencer os internautas a abrir arquivos ou a visitar sites que infectam máquinas vulneráveis (saiba como proteger seu PC).

Publicidade

Quando instalam esses códigos maliciosos no computador, os criminosos conseguem obter informações sigilosas, como dados sobre cartão de crédito e senhas de banco. Assim, é possível efetuar transferências para contas de laranjas, saques e pagamentos fraudulentos utilizando contas bancárias pela internet, sem o conhecimento das vítimas que eram titulares das contas.