São Paulo A economia americana cresceu à taxa anualizada de 2,2% no terceiro trimestre deste ano, mais do que o 1,6% inicialmente previsto pelo Departamento de Comércio dos EUA. A nova projeção superou a expectativa do mercado, que esperava 1,8%.
O novo número mostra que a economia americana está menos fraca do que se acreditava. A queda foi bem mais suave do que a esperada em relação ao segundo trimestre, quando o Produto Interno Bruto (PIB) americano cresceu 2,6%. Nos primeiro três meses deste ano, a expansão foi de 5,6%.
Apesar da elevação, esse foi o segundo menor crescimento do atual mandato de George W. Bush, que teve início em janeiro de 2005. No quarto trimestre de 2005, a expansão do PIB na taxa anualizada foi de 1,8%. A taxa anualizada significa que, se o crescimento no trimestre se repetir pelos três trimestres seguintes, esta será a expansão ao final de 12 meses.
A elevação na estimativa foi provocada principalmente por dois fatores: a compra de bens no exterior foi menor do que se acreditava inicialmente, e houve aumento dos estoques dos EUA. As exportações cresceram 6,3% e as importações, 5,3%.