A expansão de 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, representa a menor taxa na comparação anual desde o terceiro trimestre de 2009, quando a economia registrou retração de 1,8%. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao quatro trimestre de 2010, o PIB cresceu 1,3% nos primeiros três meses de 2011.
De acordo com o IBGE, as exportações caíram 3,2% no primeiro trimestre de 2011 em relação ao quarto trimestre do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2010, as vendas externas subiram 4,3%.
Segundo o instituto, as importações contabilizadas no PIB caíram 1,6% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o quarto trimestre do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre de 2010, as importações subiram 13,1% no primeiro trimestre de 2011.
A contabilidade das exportações e das importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial brasileira, de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No PIB, entram bens e serviços e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial entram somente bens e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast