A economia do Reino Unido teve um desempenho melhor do que o previsto em 2012, com a contínua expansão do setor de serviços contrabalançando uma forte queda na produção em fábricas e em instalações de petróleo e gás no Mar do Norte.
Segundo o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), o Produto Interno Bruto (PIB) britânico cresceu 0,3% em todo o ano de 2012, em comparação com o crescimento de 1,0% em 2011. O cálculo anterior havia mostrado expansão de 0,2% no ano passado.
No quarto trimestre de 2012, porém, o PIB caiu 0,3% em comparação com o terceiro trimestre, conforme o estimado anteriormente.
O setor de serviços, que corresponde a cerca de três quartos da produção econômica britânica, perdeu força e ficou estável na comparação entre o quarto trimestre e o terceiro, enquanto a produção industrial diminuiu 2,1% - a maior queda desde o começo de 2009. O segmento de mineração teve um declínio recorde de 10 7% na produção.
Os dados também mostraram que a renda das famílias teve a maior alta em nove anos e que a taxa de poupança aumentou para 7,1% em 2012, a mais alta desde 1997. As informações são da Dow Jones.