O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o PIB deve ter crescido 2,5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
A afirmação foi feita em seminário em São Paulo sobre os cenários para a economia brasileira nos próximos anos. Mantega indicou ainda que o crescimento no ano também deve ficar perto de 2,5%.
O PIB do terceiro semestre será divulgado amanhã pelo IBGE. Segundo o instituto, as informações oficiais só serão enviadas aos órgãos de governo, como o Ministério da Fazenda e a Presidência da República, amanhã, às 7h, conforme determina a portaria 355, de 2007.
Para os próximos dez anos, a expectativa do ministro é que o país cresça, em média 4% ao ano. Esse nível será superior ao período de 2003 a 2012, quando a economia avançou em um ritmo médio de 3,6%.
"Podemos arriscar que o crescimento médio será superior porque as condições de investimento vão melhorar no próximo período. Não é um grande salto, mas é uma expectativa realista para os próximos anos, diria até que modesta."
Com esse patamar de crescimento, o ministro acredita que o país continuara elevando a renda per capita e mantendo o atual nível de emprego, considerado por ele o maior desafio para os próximos anos.
Para que seja alcançado esse patamar, afirmou o ministro, a inflação deverá continuar sobre controle. Ele acredita que o país tem condições de chegar nos próximos anos com inflação de 4%, abaixo da média anual de 5,9% registrada entre 2003 e 2012.