O Indicador de Atividade Econômica da Serasa Experian subiu 0,5% em março, na comparação com fevereiro. Em relação a março de 2011, o crescimento do indicador, também chamado de PIB Mensal, foi de 1,7%. No acumulado do trimestre, foi registrado aumento de 2% sobre o mesmo período de 2011. O resultado de março também levou o indicador a crescer 0,8% nos três primeiros meses de 2012 ante o último trimestre do ano passado.
De acordo com a Serasa Experian, os dados apontam para mais um trimestre de expansão da economia brasileira em um ritmo inferior a 1%, semelhante ao que vem sendo registrado desde o primeiro trimestre de 2011.
Na decomposição do índice pelo fator oferta, a agropecuária apresentou alta de 0,5% ante fevereiro, porém queda de 0,5% em relação ao mesmo mês de 2011. A indústria subiu 0,4% sobre fevereiro e recuou 1,1% em relação a março do ano passado. O setor de serviços apresentou altas de 0,3% ante fevereiro e de 2 6% sobre março de 2011. No acumulado do ano, os três setores tiveram, respectivamente, variação de 1,1%, -0,6% e 2,7% na comparação com igual período de 2011.
Pelo lado da demanda, o consumo das famílias cresceu 0,8% ante fevereiro e 4% na comparação com março de 2011, enquanto o consumo do governo variou -1% em relação a fevereiro e 2,3% ante março do ano passado. Exportações avançaram 3,5% ante fevereiro e 8,7% na comparação com março de 2011, enquanto importações cresceram 3,9% e 7,3% nesses períodos, respectivamente.
Os investimentos apresentaram alta de 1,9% em março sobre fevereiro, mas na comparação anual acumulam queda de 1,4%. "As turbulências e as incertezas oriundas do cenário externo e a alta do dólar reduziram o ímpeto dos empresários em expandir seus investimentos durante o primeiro trimestre do ano", afirma a empresa, em nota distribuída à imprensa.
A crise internacional também contribuiu para um baixo desempenho do setor industrial. Mesmo assim, de acordo com a Serasa Experian, a atividade econômica do primeiro trimestre de 2012 foi "ligeiramente superior" à verificada nos últimos dois trimestres de 2011.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast