O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, maior economia da Europa, cresceu 1,7% em 2015, um pouco a mais do que no ano anterior, de acordo com primeira estimativa divulgada pela agência federal de estatísticas Destatis.

CARREGANDO :)

Essa primeira estimativa calculada pelo instituto federal de estatísticas (Destatis) converge com as expectativas e é um pouco superior à do ano passado (1,6%). Em valor nominal o PIB chegou a 3,027 trilhões de euros.

As contas públicas do país, que englobam os números do Estado federal, os Estados regionais, os municípios e a previdência social, registraram um excedente de 0,5% do PIB.

Publicidade

Argentina descobre sua inflação real: 30% em 2015

Para 2016, a projeção é que o índice fique entre 20% e 25%

Leia a matéria completa

Segundo Carsten Brzeski, economista da ING, essa é uma boa notícia para os “fetichistas alemães da austeridade” e também dará argumentos “aos que criticam os fracos investimentos públicos na Alemanha”.

“Esses números demonstram que a Alemanha em 2015 teve um crescimento sólido e contínuo”, afirmou o presidente do Destatis, Dieter Sarreither, em uma coletiva de imprensa em Berlim. “O consumo foi o motor mais importante da economia alemã em 2015 (...). Os investimentos e o comércio exterior também apoiaram o crescimento, mas muito menos”, acrescentou.

Comércio exterior

Em 2015, as exportações subiram 5,4% em relação a 2014 e as importações foram de 5,7%, o que significa que a contribuição do comércio exterior ao PIB foi menor (0,2%) do que nos anos anteriores.

Publicidade

O crescimento do quarto trimestre de 2015 não será conhecido até fevereiro, mas o Destatis prevê que será próximo a 0,25%. No terceiro trimestre, o crescimento do PIB foi de 0,3%.